Casa da Árvore recebe doação de livros

Em ato neste domingo (15/10), moradores se unem para garantir atividades na casinha erguida embaixo de uma mangueira, na avenida Barão Homem de Melo, e destruída por um incêndio


por Lucas Simões

 

Foto: Casa da Árvore/Divulgação

Enquanto a reconstrução da Casa da Árvore não sai do papel, como prometido pela Prefeitura de Belo Horizonte após o incêndio que destruiu o espaço na avenida Barão Homem de Melo, os moradores da região Oeste se uniram para arrecadar doações para a casinha. Neste domingo (15/10), a partir das 9h30, eles convidam para mais um ato de apoio, com doação de livros, café da manhã e um sarau livre.

Situada embaixo de uma mangueira, na movimentada avenida Barão Homem de Melo, na altura do número 50, no bairro Nova Granada, a Casa da Árvore foi construída há dois anos por três moradores, Warlei Santos Nunes, Greice Hellen Cardoso Moraes e Klinger Douglas Rodrigues. Eles  também fizeram uma biblioteca pública no espaço, ao reunir livros achados no lixo, e ofereciam serviços como corte de cabelo. No último dia 24, porém, um incêndio destruiu completamente a casa, apenas 11 dias após os moradores receberem uma notificação de despejo. A Polícia Civil ainda apura se o fogo pode ter sido causado por ação criminosa.

Até a reconstrução do espaço, moradores da região têm feito uma série de ações para garantir a preservação da Casa da Árvore. Neste domingo, de 9h30 ao 12h eles realizam mais uma reunião de apoio. “O ato é para fazer daquele espaço o que a gente pretende que ele seja, quando a casa estiver construída de novo. Então, essa atividade de doação de livros, roda de leitura, são coisas que vão permanecer quando a casa estiver pronta de nova”, disse Bruno Duarte Guimarães Silva, morador do bairro Betânia e membro do Coletivo 1207, de intervenção artístico-cultural, e que apoia a causa da Casa da Árvore.

“Por isso, convidamos as pessoas para se juntarem com a gente. Neste domingo, chamamos para que cada um traga um lanche, que a gente possa fazer leituras aqui, e já monte um acervo novo de livros para a Casa da Árvore. É uma forma de encontro e de manter a casa até sua reconstrução”, completou Bruno.

No fim do mês passado, em reunião com os três moradores, o vice-prefeito Paulo Lamac (Rede) assumiu o compromisso de reconstruir a Casa da Árvore, mantendo o espaço como um ponto de cultura, e com projeto arquitetônico elaborado junto com os moradores. Apesar disso, ainda não há uma data oficial para que a Casa da Árvore seja reinaugurada.