Invasão Fotográfica

Cidade de Tiradentes recebe sétima edição Festival de Fotografia de Tiradentes


Por Clarissa Carvalhaes

FOTO DE CRISTINA DE MIDDEL
Foto de divulgacao do 7o Festival de Fotografia de Tiradentes

O fotógrafo norte-americano Stephen Shore escreveu certa vez que a fotografia tem vida própria no mundo. “Uma foto pode ser conservada dentro de uma caixa de sapato ou na parede de um museu. Ela pode ser vista como objeto utilitário ou reconhecida como obra de arte”.

A partir desta quarta – e até domingo (26) – acontece um dos mais importantes eventos do segmento, o Festival de Fotografia de Tiradentes, que desde a primeira edição, em 2011, se propõe divulgar a produção fotográfica brasileira. Neste ano, o Festival celebra sua 7ª edição e ocupa os principais espaços culturais da cidade histórica com exposições, palestras, lançamentos de livros, workshops, debates, conteúdos colaborativos e projeções noturnas. Com exceção dos workshops, todas as atividades são gratuitas.

FOTO DE CRISTINA DE MIDDEL
Foto de divulgacao do 7o Festival de Fotografia de Tiradentes

Do seu início até hoje, o Festival já reuniu trabalhos de 466 fotógrafos em 55 exposições, além de lançar 68 livros de fotógrafos e realizar 77 palestras e 91 workshops. Segundo o idealizador do Festival, o fotógrafo Eugênio Sávio, “há muito o que se comemorar. Primeiro porque conseguimos, a cada ano, realizar o Festival. Depois porque temos hoje uma presença efetiva no calendário nacional da fotografia brasileira. Somos referência para reflexão, trocas e cursos”.

PEIXE GRANDE

Entre os bambas que participarão do Festival neste ano estão, por exemplo, os renomados fotógrafos espanhóis J.R. Duran e Cristina de Middel.

Duran participa no dia 24, às 14h, do debate sobre a Rev. Nacional, da qual é o editor, e que será mediado pelo professor Rubens Fernandes Junior. O encontro, realizado no Centro Cultural Yves Alves, marca também o lançamento da 8ª edição da publicação, que aborda o trabalho fotográfico de J.R. Duran sobre ofícios dos brasileiros.

FOTO ELZA LIMA
Foto de divulgacao do 7o Festival de Fotografia de Tiradentes

Já Cristina será entrevistada pelo diretor do FotoRio, Milton Guran, no dia 25, às 14h. Reconhecida como uma das referências na edição de fotolivros, a fotógrafa investiga a relação ambígua entre a fotografia e a verdade.

Outros importantes nomes que também confirmaram presença são Anna Kahn, Alexandre Belém, Daniel Sosa, Éder Chiodetto, Inês Bonduki, Joaquim Paiva, Mauro Restiffe, Nydia Negromonte, Patrícia Veloso, Rafael Roccato, Renata Marquez e Rogério Assis.

NORDESTE EM PAUTA

A mostra fotográfica de destaque é “Oriente Risco”. Participam dela 17 profissionais residentes no nordeste do Brasil. Com curadoria de Gabriela Sá, João Castilho e Pedro David, a exposição fica em cartaz até o dia 15 de abril no Centro Cultural Yves Alves.

FOTO: CYRO ALMEIDA
Foto de divulgacao do 7o Festival de Fotografia de Tiradentes

Trata-se de um recorte da mostra “Alteridade e Narrativa”, apresentada durante o festival “Encontros de Agosto”, de Fortaleza, e que reuniu, em 2016, trabalhos de 54 fotógrafos. Agora, com nova roupagem, “Oriente Risco” passa ao largo da imagem confortável e pitoresca do Nordeste brasileiro, nosso oriente.

Para a coordenadora do “Encontros de Agosto”, Patricia Veloso, o intercâmbio com Tiradentes reforça laços importantes entre os festivais. “A parceria entre os festivais (Tiradentes e Fortaleza) teve início quando o Eugênio (Sávio) foi um dos nossos curadores, em 2016. O objetivo do ‘Encontros’ sempre foi realizar intercâmbios com festivais, não apenas do Brasil. E estar agora em Tiradentes é muito significativo para Fortaleza. De todo modo, ‘Oriente Risco’ conseguiu dar uma roupagem nova, está com a cara do Festival de Tiradentes, que preza por trabalhos experimentais e artísticos”.

LANÇAMENTOS

Dentro da programação do festival, e também com entrada franca, está previsto o lançamento de fotolivros de 20 autores brasileiros. Todos eles acontecerão no Sobrado Quatro Cantos, na rua Direita, 5.

FOTO DE ROGERIO ASSIS
Foto de divulgacao do 7o Festival de Fotografia de Tiradentes

Como destaque, dentre os lançamentos, está a obra “ZOO”, de João Castilho (que retrata diversos animais silvestres em ambientes residenciais); “Sereias”, dos fotógrafos Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho (que revela o mundo das pescadoras artesanais no Ceará); “Chuva Fora de Lugar”, do fotógrafo Davilym Dourado (que reflete as mudanças climáticas que fragilizam a humanidade); e a “Pequena rota do insuspeitável”, do fotógrafo Cyro Almeida (trabalho que reúne os registros fotográficos de diversos personagens encontrados na periferia de Belém, no Pará).

Outra novidade é a exibição da mostra de fotolivros vinda do Centro de Fotografia de Montevidéu, Uruguai. Nela estarão reunidas 32 obras de artistas de diferentes locais da América Latina e da Península Ibérica. A exposição estará disponível no Centro de Cultura da UFMG e a entrada será gratuita.

SERVIÇO

7º Festival de Fotografia de Tiradentes

Entre os dias 22 e 26 de março de 2017

No Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, 168, no Centro histórico de Tiradentes

Inscrições para as oficinas: www.fotoempauta.com.br/festival2017/workshop/

Mais informações: www.fotoempauta.com.br/festival2017