Coluna do Fulano
Por Duda Casarolli
As novas siglas do poder
A união do PCC e do CV se deu há mais de quinze anos quando Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, se viu preso em Presidente Bernardes (SP), na mesmíssima cadeia onde se encontrava Marcola, chefe-supremo do Primeiro Comando da Capital. Para obterem uma proteção mútua dentro do presídio, deram-se as mãos. O que funcionou no princípio como uma espécie de pacto de não-agressão progrediu para uma parceria sólida que colocou o PCC (de DNA paulista) atuando em terras fluminenses. A grande ascensão do PCC, logo a seguir, em todo o território nacional, fez com que o Comando Vermelho elegesse novas alianças. Daí surgiram as parcerias com o PGC (Primeiro Grupo Catarinense), o Bonde dos 40 (do Maranhão), o SDC (Sindicato do Crime, do Rio Grande do Norte) e com a FDN (Família do Norte, com “sede” em Manaus), que controla toda a região vizinha ao Oiapoque, ao Negro e ao Solimões, e que protagonizou o estrago visto recentemente tanto em Manaus quanto em Roraima.
Saudade do Obama
Obama vai embora hoje (dia 20), e o mundo já canta em uníssono “você foi um negão de tirar o chapéu”. Muitos devem acusá-lo de não ter feito tudo o que poderia, mas certamente também sentirão saudade do Barack mais cedo do que imaginam.
Donald Trouble
Segundo os tabloides americanos, a turminha democrata e, principalmente, os independentes dos Estados Unidos já estão trocando o Trump, sobrenome do novo presidente, por trouble (problema, em inglês). E o novo nome deve colar. Veja, por exemplo, a influência de Trump: o Senado, que tem maioria republicana, já deu os primeiros passos para reverter o chamado Obamacare, a lei de reforma da saúde promovida pelo governo democrata. Essa medida fez parte das promessas de campanha de Donald Trump, e sua bancada agora se esmera em implementá-la rapidamente – e com requintes de vingança.
Enquanto isso, em Minas…
Por aqui, o PSDB está mais perdido do que cego em tiroteio. O ex-governador Eduardo Azeredo acaba de ter os bens bloqueados e os apoiadores de Aécio Neves clamam pela volta do senador a Minas. Dizem que pega mal, entre os mineiros, ele morar no Rio ou em Brasília. E acrescentam: se Aécio quiser realmente ganhar mais alguma eleição por aqui terá que tomar muito café na Praça Sete.
Carnaval
E os foliões de BH já começam a esquentar seus tamborins. Apesar de a prefeitura tentar impor, como sempre, algumas leis antimomescas, os primeiros ensaios começam a ser acompanhados nas praças da cidade.
Joaquim
A coluna conversou com o pernambucano Marcelo Gomes, diretor do longa “Joaquim”, seu último trabalho. Ele conta que preferiu fazer um ‘recorte’ na vida do alferes Joaquim José da Silva Xavier e que o filme mostra o processo de politização do servidor do Império que, mais tarde, se tornaria o mito Tiradentes. O longa, rodado em Diamantina, já foi selecionado para disputar o Urso de Ouro no Festival de Berlim, que acontece entre os dias 9 e 19 de fevereiro.
Frase da Semana
Cavalo ganha uma vez, sorte. Cavalo ganha duas vezes, coincidência. Cavalo ganha três vezes, aposte no cavalo!
Provérbio chinês
Política e mundanidades
Duda Casarolli
Duda Casarolli é profissional de imprensa, conhecido por outros nomes em outros veículos.