Simulador do futuro é inaugurado na PUC-MG

Laboratório de simulação da Fiat Chrysler permite desde construir virtualmente peças automotivas, estradas e prédios, até avaliar condições psicológicas de motoristas


Foto: Leo Lara

Com poucos cliques no computador, é possível erguer estradas e prédios, trocar ou construir o motor de um carro e até calcular riscos psicológicos que um motorista medicado corre ao volante. Essas são algumas das possibilidades do primeiro Centro de Simulação Dinâmica Veicular da América Latina, inaugurado pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA) nesta quarta-feira (18/10), no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), no Coração Eucarístico. Em diálogo com a comunidade acadêmica, o SIMCenter, também chamado de “simulador do futuro”, irá atender uma gama de áreas do conhecimento, desde a engenharia até a psicologia.

Com um investimento que supera R$ 18 milhões, a estrutura do simulador impressiona. O sistema é formado por uma imensa base circular de 20 toneladas de aço e 120 toneladas de concreto. Nela, um cockpit elevado abriga um carro convencional, equipado com sistema de áudio, que reproduz sons do motor e as reações dos pneus com o piso. Além disso, uma tela com ângulo de visão de 230º oferece ao motorista sensação de realidade.

Foto: Leo Lara

O engenheiro responsável pela área de inovação da FCA, Toshizaemom Noce, explica que a nova tecnologia permite ir além da mera simulação do mundo real, como fazem os videogames mais modernos. Isso porque o SIMCenter propicia uma interferência direta na realidade, a partir da construção e teste virtual de peças e muito mais.

“A partir de um sistema numérico, o simulador permite que sejam construídas peças e estruturas virtuais como molas, amortecedores, prédios etc. E também ‘importar’ acessórios prontos. Ou seja, você pode pegar um motor de um carro da Alfa Romeu, e arrastando um arquivo digital com o mouse, jogá-lo dentro de um outro carro do Brasil e ir dirigir esse carro no simulador. Podemos fazer várias combinações e testes em segundos, em poucos cliques”, explica o engenheiro, que participa do programa de doutorado da PUC-MG.

Foto: Leo Lara

Para além do ambiente veicular, o laboratório de simulação também estará aberto para diversas áreas do conhecimento. O professor da PUC Athos Carvalho, responsável técnico pelo laboratório SIMCenter, diz que o grande diferencial do simulador é estar no ambiente universitário. Atualmente, três bolsistas de mestrado da Engenharia Mecânica já desenvolvem atividades com a nova tecnologia. Para o ano que vem, a universidade vai oferecer uma linha de formação em mecânica da Engenharia Automotiva incluindo o simulador pela primeira vez na grade acadêmica.

“Vamos propiciar acesso a um público diverso. Não é um projeto só de acesso para a indústria ou exclusivo para carros. A Engenharia Civil pode desenvolver estradas, a Arquitetura pode fazer projetos de cidades ou construções específicas. A psicologia pode avaliar (o efeito de) alguns medicamentos enquanto o motorista dirige. São possibilidades que começaram a ser abertas e vão ajudar muito no desenvolvimento do conhecimento”, disse.