Um abrigo no centro de BH
Prefeitura prepara o Hotel Bragança, no Centro, para abrigar até 100 pessoas em situação de rua
Por Lucas Simões e José Antônio Bicalho
Com obras quase concluídas, o antigo Hotel Bragança, na avenida Paraná com Tupinambás, no Centro de Belo Horizonte, será reinaugurado pela Prefeitura, em dezembro, para receber pessoas em situação de rua. Reformado e adaptado para abrigar até 100 moradores por vez, o espaço terá lavanderia, refeitório e uma área de lazer. O esforço é para que a abertura aconteça dia 12 de dezembro, aniversário de Belo Horizonte, mas a data ainda não está oficialmente confirmada.
Conforme apurou Beltrano, cada um dos dois blocos do antigo hotel receberá 50 pessoas.Os moradores poderão ficar por até um ano e meio no espaço, sem arcar com qualquer despesa. Esse é o tempo estimado como possível para a reabilitação financeira e física de pessoas sem moradia. A única exigência será que os participantes estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A iniciativa do hotel é fruto de parceria da PBH com o Instituto Darcy Ribeiro. A reforma foi bancada por um grupo de investidores, atuais donos do prédio. O hotel será alugado para a Prefeitura por R$ 46 mil mensais. Segundo os operários que trabalham na obra, o mobiliário começará a chegar nas próximas semanas, após as últimas pinturas e ajustes.
A iniciativa faz parte das políticas da gestão de Alexandre Kalil (PHS) para as cerca de 6.642 pessoas que vivem nas ruas da cidade atualmente, sendo 63% delas concentradas na região Centro-Sul. Procurada, a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS) informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não há uma data oficial para a inauguração, mas confirmou a previsão para dezembro.
Construído em estilo art decó, o antigo Hotel Bragança fechou as portas no início deste ano. Desde então, vem sendo submetido a obras restauração e adaptação, que possuia originalmente 30 quartos.