Secundaristas ocupam o Palácio das Artes

Festival Contra a Redução acontece sábado (11/10), entre 14h e 21h, com shows e debates sobre projetos de lei retrógrados


Publicado em 70/11/2017 – 15:08

por Lucas Simões

UBES/Divulgação

No marco de dois anos da instigante Primavera Secundarista, que ocupou mais de 2 mil escolas em todo o país contra os retrocessos capitaneados por Eduardo Cunha em 2015, os estudantes voltam a ser protagonistas nas lutas contra os desmontes do governo Michel Temer. Neste sábado (11/10), o Festival Contra a Redução vai ocupar o Palácio das Artes, entre 14h e 21h, com uma série de shows, bate papos e esclarecimentos sobre os projetos de lei que colocam em xeque o futuro do país.

“Com a conjuntura mais acirrada e difícil, a manifestação tem que se reinventar. As ocupações foram uma inovação e temos que continuar ocupando espaços públicos”, diz a secundarista Bruna Helena Fagundes, vice-presidenta da União Brasileira dos Estudantes e integrante da União Colegial de Minas Gerais (UCMG).

O objetivo dos secundaristas é criar um ambiente público de reflexão sobre o conjunto de pautas retrógradas em andamento no Congresso Nacional. Como, por exemplo, a redução da maioridade penal para 16 anos, a Reforma da Previdência e o PL 181/2011, também chamado de “Cavalo de Troia”, que criminaliza o aborto até mesmo em casos de estupro.

A escolha do Palácio das Artes para abrigar a ocupação cultural em formato de festival está relacionada aos ataques de grupos religiosos radicais à exposição de Pedro Moraleida, acusada de fazer apologia à pedofilia e de vilipendiar símbolos cristãos. Há quase um mês, estudantes, artistas e cidadãos se revezam numa vigília contra a censura na porta do Palácio das Artes, não raras as vezes em conflito com os críticos.

“São muitos os ataques dos fundamentalistas e moralistas. Em Minas, eles não conseguiram impedir exposições e peças de teatro, mas a população deveria estar mais presente. Por que a educação é libertadora e a arte também”, diz Bruna. A vigília permanece no Palácio das Artes até o dia 21 de novembro, quando será lançada a Frente Nacional Contra a Censura.

Na programação deste sábado, os secundaristas preparam uma série de shows de hip hop, funk e MPB, com convidados como MC Capitu, Fael Flagrante, Fúria Negra e Rua 90. Além disso, atividades como a Batalha do Conhecimento e debates sobre os projetos de lei vão acontecer durante todo o dia.

A programação completa do Festival Contra a Redução ainda está sendo fechada, mas pode ser consultada na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/180437802534794/